sábado, 8 de janeiro de 2011

Crônica de divã

 Deitada no divã.
 Ah,ela já havia perdido as contas de quantas vezes o tinha feito ao longo de anos de terapia.
 Porém, não se sentia feliz.Ela sempre em busca do mesmo, em busca do que todos buscam, do que todos querem,a tão famosa felicidade.
 Em seu caso, a felicidade era buscada pelo auto conhecimento,muitas vezes antes, na ilusão que se conhecendo talvez ela seria mais feliz.
 A terapeuta entra,parada em frente a paciente:
-Como você está?
 A paciente distraída diz:
-Oi, eu estou bem!Mas não sei se sou feliz,caso o contrário eu não estaria aqui não é?Quem é feliz tem problemas psicológicos?
-O que é a felicidade para você ?
-Bem, você como psicóloga sabe tão bem quanto eu que ninguém é feliz o tempo todo,a maioria das pessoas vêem a felicidade como ter uma família a nível de família Doriana,um marido perfeito,emprego perfeito,filhos perfeitos,vida perfeita aonde todos sorriem como a boneca barbie e assim para sempre, sorrindo como a boneca barbie.Em uma perfeição utópica...a felicidade não existe.
-Ninguém é feliz o tempo todo querida, todos nós temos problemas.Até aqueles que fingem que não os vêem sabem que mesmo não concretos os problemas existem.
-Eu sei,acho que estou entendendo porque você me perguntou o que é felicidade para mim. Como eu já disse, a maioria das pessoas realmente acredita que a felicidade é um estado mais avançado da vida em que se é feliz para sempre,como em contos de fadas e essa felicidade realmente não existe.
 Distraída com os pássaros e o ambiente acolhedor a menina dispara:
-Mas você perguntou o que é felicidade para mim e não para a maioria das pessoas,da sociedade,da humanidade, do mundo, tanto faz, a maioria não interessa aqui,estamos falando de mim.
 A psicóloga senta e volta a olhar a adolescente tão confusa.
 -Você é feliz?
 Levantando-se do divã, a jovem continua o seu discurso:
-Bom, a felicidade pra mim existe, e é possível,porque a meu ver,a coisa não é bem ser feliz  e sim estar feliz.Eu não estou feliz no momento,mas sei que sou feliz pelos momentos que eu tenho de felicidade no dia-a-dia,ainda tenho vontade de viver, apesar de tudo que me aconteceu.Eu estou preparada.Eu me sinto preparada pro que vier,e pra mim a felicidade é acordar todos os dias mesmo que alguns sejam cinzas, ou eu sei que serão HORRÍVEIS,no fundo eu sei também que as coisas boas valem a pena.Mesmo em uma maré de coisas ruins que ás vezes parece que vão me derrubar !
 Sinto no meu íntimo, que todas as coisas boas vão superar as ruins e vão de certa forma me preparar pra coisas melhores ainda,olho pela janela,busco a felicidade na simplicidade e sempre,na alegria ou na tristeza quando eu procuro motivos para querer por a mão no peito e sentir meu coração batendo,muitas vezes esse motivo são até pessoas.
 A psicóloga sorri e questiona:
-Então a busca pela felicidade vale a pena?
 A menina sorri de volta e diz :
-Do meu jeito,eu creio que vale muito a pena.
O tempo da consulta passou,entre risadas,xícaras de café e conversas sobre acontecimentos cotidianos.
Mas desde então algo mudou, a psicóloga não precisou mais perguntar se a paciente era feliz,por sua vez, a paciente também não se perguntou mais se ela era e é feliz e ambas passaram a perguntar:
 Você sabe que é feliz hoje? 



3 comentários:

  1. Amei o texto, estou encantada, principalmente pela escritora. Daqui em diante estarei sempre de olho para não perder nenhum de seus posts. Beijos, Jeeny.

    ResponderExcluir
  2. Filha amada,
    li seu texto que lindo...
    vc neste texto compreende uma coisa que demorei muito para compreender....embora sempre pensava a respeito nunca conseguia por em pratica esse pensamento.Agora proximo a Igreja e junto a Jesus pude perceber a felicidade é plena.Me perdoei dos erros do passado e perdoei quem me ofendeu. Assim o problemas do dia a dia continuam, mas posso olha-los e encara-los de outra forma, simplimente com os olhos de DEUS.
    Amo muito vc
    tenho muito orgulho de vc
    Estou aqui se precisar, não para te determinar qual é o melhor caminho, mas guia-la ao encontro do melhor caminho para sua felicidade.
    Papi
    DEUS te abençoe

    ResponderExcluir
  3. Muitos de nós nos preocupamos em quando chegaremos à felicidade, passamos dias tristes apenas por pensar que não à possuímos quando poderíamos passar estes mesmos dias observando o sorriso de uma criança, ou até mesmo a felicidade de um animal quando é alimentado.

    Existe um conto que fala sobre este estado que as pessoas acham que é a felicidade:

    "Certa vez um homem pobre, Depa, encontrou uma jóia extremamente valiosa. Como era uma pessoa de poucos desejos e se sentia satisfeito com sua pequena renda, ele refletiu sobre alguém a quem dar a jóia. Enquanto tentava se lembrar da pessoa mais necessitada, teve a súbita inspiração de dar a jóia ao rei Prasenajit. O rei ficou pasmo, porque havia tanta gente pobre e carente, mas Depa disse: "Ó Rei, é você o mais pobre, porque lhe falta o contentamento!" - Extraído de Nagarjuna, Carta a um Amigo.

    ResponderExcluir